Analista de Suporte Web Hosting: Perfil profissional

Você sabe o que um Analista de Suporte com foco em Web Hosting deve ser capaz de fazer por sua Agência Digital?

 

Veja aqui as principais atividades executadas pela divisão Web Hosting de uma Agência Digital:

 

  1. DNS:
    • Configuração de registros em Zonas DNS para novos serviços (como Mail Marketing)
    • Otimização de propagação (TTL) de registros
    • Alteração de IP e divisão de serviços (Quando o Site está em um servidor e os emails em outro)
    • Check list após migração da conta de hospedagem para outro servidor
  2. Email:
    • Diferença entre protocolos SMTP, POP3 e IMAP
    • Configuração de softwares para leitura de emails em diversos dispositivos
    • Diferença, importância e configuração dos métodos DKIM e SPF na zona DNS da conta de hospedagem
    • Verificação da reputação do IP do servidor de emails
    • Em caso de blacklist, o analista deve estar habilitado a realizar o delist
    • Investigação da fila de emails para conter possíveis spammers
    • Utilização das features disponíveis no webmail (enviar, receber, remover, salvar como rascunho, pesquisar, criar contatos, etc)
  3. Serviço de hospedagem do site/loja:
    • Criar conta de hospedagem em seu painel de controle preferido
    • Criar, Acessar e Alterar bancos de dados
    • Hospedar um site corretamente via painel de controle de hospedagem ou FTP
    • Criar contas de revendas com todas as características de segurança e restrição corretas (o revendedor não pode ter acesso a funções críticas de seu servidor)
    • Criar redirecionamentos e estacionamentos sempre que o cliente solicitar
    • Conhecer a estrutura da conta de hospedagem (HOMEDIR) a fim de garantir que os arquivos do site do cliente estão no lugar certo
    • Remoção de arquivos
  4. Sistemas operacionais e Programação:
    • Sistemas operacionais de servidores: Linux e Windows
    • Sistemas operacionais de desktops: Windows, Mac OSX, Linux
    • Programação intermediária: Shell Script, PHP, (Pyhton e Perl são ótimos adendos)
  5. Backup e Restauração:
    • Realizar o backup manual da conta de hospedagem (utilizar o Filezilla por exemplo)
    • Realizar o backup via painel de controle de hospedagem
    • Restauração completa ou parcial utilizando métodos disponíveis no painel de controle de hospedagem ou FTP
  6. Financeiro:
    • Compreensão detalhada de limitações em cada plano de hospedagem
    • Migração entre planos: Upgrade e Downgrade
    • Modos de cobrança possíveis: Cartão de crédito, Boleto, Mensal, Trimestral, Anual, Desconto, Cortesia, etc
  7. Atendimento ao Cliente:
    • Sempre trate seu cliente com respeito, afinal, ele faz parte da espinha dorsal de sua Agência!

 

Se seu cliente não for bem atendimento por sua divisão Web Hosting, ele poderá cancelar o projeto do site e gerar alguns milhares de $$$ de prejuízo!

 

Agora que você já tem a lista das principais atividades desenvolvidas na divisão Web Hosting, você está preparado para alavancar seu negócio. Você pode escolher dois caminhos:

Primeiro: Invista na capacitação de sua equipe

Não se esqueça que um profissional sobrecarregado pode não conseguir gerar resultados satisfatórios. Evite ao máximo colocar sua equipe de desenvolvimento e criação para atender os clientes com problemas de Web Hosting.

 

Segundo: Terceirize sua divisão Web Hosting

Faça o que sua Agência Digital faz de melhor: Criar e Desenvolver Projetos Incríveis!

A SIERTI está aqui para cuidar de sua divisão Web Hosting enquanto você se dedica a seu Core Business

 

Não importa qual o cenário atual de sua Agência Digital, conte com a SIERTI e eleve sua Agência digital ao próximo nível.

 

 

 

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove − um =