Black Friday: Seu host ou agência digital estão preparados?

A Black Friday 2017 chegou, e com ela, uma chuva de possibilidades e incertezas.

Veja algumas dicas matadoras para você que possui uma Agência Digital com um departamento webhosting e tire uma fatia deste bolo através de seu serviço web hosting.

Em todo o ano o comércio consegue promover razões inusitadas para levar os consumidores às compras. No caso do comércio eletrônico, muito mais importante que possuir uma vasta lista de opções e ofertas, é garantir que os visitantes consigam ter acesso à elas em todas as horas do dia.

Se estamos falando de comércio eletrônico e também de disponibilidade, logo, temos que lembrar dos servidores de hospedagem de sites. Sua Agência Digital que oferta serviços de Hospedagem na Internet não pode vacilar em momento algum.

 

Seus clientes irão explorar a Black Friday 2017?

Como não poderia ser diferente, sua Agência Digital – que possui um departamento webhosting – já esta ciente daqueles clientes que mais precisarão de uma infraestrutura otimizada para suportar esta fase do ano que antecede as vendas de natal, não é mesmo?

Se a resposta é não, fique esperto!

 

Black Friday não se resume a carrinho de compras

É claro que a taxa de conversão para muitos é a etapa mais importante, no entanto, se esquecer de todas as possibilidade de comunicação com o consumidor pode custar mais que uma “simples” venda perdida.

Se estamos mirando a infraestrutura webhosting como sendo o diferencial de sua Agência Digital, não ignore que o seu cliente poderá se valer de serviços essenciais antes mesmo da venda propriamente dita na loja virtual.

Quando menciono serviços essenciais, destaco: Comunicação por e-mail, chat online e formulários de contato online.

Estabeleça ajustes necessários para que os seus servidores de e-mail e servidores de páginas estejam preparados para funcionar da melhor maneira possível nesta Black Friday.

 

Verifique a reputação dos IPs do servidor

Esta dica vale para antes, durante e depois do período Black Friday.

Provavelmente uma mensagem de e-mail não chegará na caixa postal do destinatário se o IP do servidor de e-mail estiver numa blacklist.

Problemas com a reputação de IPs em servidores de e-mail são inevitáveis, portanto, trate de monitorar com mais intensidade principalmente nesta época do ano.

Existem diversos sites e ferramentas gratuitas na Internet que ajudarão você nesta tarefa, porém, não abra mão do gerenciamento preditivo e preventivo através da leitura de todos os logs gerados pelo seu servidor dedicado.

Este monitoramento dos logs do servidor poderá mostrar à tempo aquele site ou usuário engraçadinho que está utilizando o seu servidor de e-mail para disparo de mensagens não solicitadas (o maldito SPAM) através de um e-mail marketing mal planejado.

Quanto mais cedo tratar este tipo de incidente, maiores as chances do IP do servidor nem ir pras tais RBLs.

 

Tenha a oferta certa para o momento certo

Possivelmente o seu cliente não estará preocupado por ter escolhido um serviço compartilhado na hora de hospedar seu site, loja virtual e e-mails.

É por isso que sua Agência Digital deverá apresentar opções adequadas para ajudá-lo nestas fases do ano, onde o envio das mensagens via e-mail precisa de máxima entregabilidade.

Sua Agência Digital não precisará sair Data Center a fora contratando servidores dedicados a cada evento do ano, basta ter as soluções adequadas para turbinar ou incrementar os serviços do seu servidor dedicado atual.

Não se esqueça, também, de compartilhar manuais e artigos sobre boas práticas do uso do serviço de e-mail corporativo.

 

Turbine o seu servidor web

Às vezes nem será necessário muito alarde se os clientes que hospedam os sites nos servidores dedicados de sua Agência Digital não estiverem engajados e promovendo campanhas nas mídias de maior audiência (TV). Apenas garanta que um fluxo maior será facilmente suportado durante a Black Friday.

Existem duas maneiras bem simples (e de baixo custo) de dar um baita fôlego no servidor de hospedagem de sua Agência Digital, estou falando dos sistemas de cache (proxy reverso com NGINX ou Varnish Cache) e do famoso CDN CloudFlare.

Converse com a empresa de gerenciamento de servidores que atende à sua Agência Digital e peça a implantação e configuração adequada destes sistemas de cache em seus servidores dedicados.

Você notará um carregamento mais rápido dos sites (principalmente aqueles feitos em WordPress) e uma possível e significativa redução do consumo dos recursos (o tal LOAD) do servidor.

 

Cuidado com o servidor de DNS

Muito pouco comentado as vezes, o serviço DNS (os nameservers ns1 e ns2) dentro do servidor de hospedagem é fundamental para que os usuários de Internet consigam encontrar o site no momento da digitação do domínio de Internet nos navegadores web (Mozilla Firefox, Google Chrome, etc).

O que poucos sabem é que não basta ter um servidor DNS configurado, é preciso se preocupar com a disponibilidade do mesmo e também com a devida redundância geográfica (quando possível).

Isso tudo é amplamente documentado pela RFC 2182 e certamente o seu administrador de redes e sistemas já deve ter mencionado algo em alguma reunião estratégia em sua Agência Digital.

Diversos painéis de controle permitem que um cluster DNS seja formado para garantir que o domínio seja sempre encontrado, mesmo quando os recursos do servidor principal de hospedagem estiverem muto disputados (é, o LOAD novamente).

Isso inclusive impacta sensivelmente na estratégia SEO que sua Agência Digital desenvolve para o seu cliente. Legal, né!?

 

A Black Friday não faz mágica

É por isso que você precisa ajudar o seu cliente a compreender que o seu departamento de webhosting profissional o ajudará a esclarecer as dúvidas de clientes pelo método mais consolidado no universo online: a troca de mensagens por e-mail.

Sendo você uma Agência Digital, garanta que seus servidores de e-mail estarão preparados para garantir o recebimento e envio destas mensagens com a máxima disponibilidade possível.

Se o plano contratado por seu cliente não for suficientemente capaz para atender a um fluxo maior e inesperado, faça uso de serviços de SMTP PREMIUM, aqueles que promovem uma maior garantia de entrega das mensagens enviadas pelo seu servidor de e-mails.

Não deixe de procurar o seu cliente para saber como ele está se preparando. O interesse no sucesso dele também deve ser seu.

Conclusão

A Black Friday pede diversas investidas em inúmeras áreas para gestores de TI e administradores de servidores web, no entanto, eu fiz questão de evidenciar neste artigo que os serviços essenciais prestados pela divisão webhosting de sua Agência Digital são vitais e muito importantes.

Se você desejar saber mais sobre como a SIERTI pode ajudar a sua Agência Digital a elevar o nível de qualidade de seus projetos que dependam do webhosting, não deixe de conversar com nossos especialistas.

Teremos prazer em analisar as demandas de sua Agência Digital e apresentar as melhores soluções possíveis para que o seu departamento de hospedagem Web seja uma tremenda vantagem competitiva nos projetos de sua agência.

 

Compartilhe

2 thoughts on “Black Friday: Seu host ou agência digital estão preparados?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze + 12 =