Como escrever um e-mail profissional?

Escrever um e-mail de forma profissional requer atenção e alguns cuidados.

Escrever um e-mail profissional não é uma tarefa tão simples. As mensagens escritas e enviadas através de um provedor de e-mail podem ser um documento importante para uma pessoa ou empresa. Por isso, é preciso estar atento ao desenvolver a escrita de um e-mail.

Venha comigo que vou te mostrar como fazer!

Como escrever e-mail de forma profissional

Dicas para escrever um bom e-mail profissional

Para isso vou te contar 5 dicas para escrever bem um e-mail profissional, de forma legível e eficaz.

IMPORTANTE: Além da boa escrita, é fundamental ter um e-mail profissional. Isto é, ter um e-mail corporativo com a marca da sua empresa. A SIERTI possui a solução ideal para você: planos acessíveis e estrutura assertiva, livre de spam, vírus e malwares. Veja nossos planos e fale com um de nossos consultores clicando aqui.

Confira agora 5 dicas para escrever e-mails de forma profissional

1- Por quê o “assunto” é tão importante?

Existem algumas obrigações básicas para se cumprir ao enviar um e-mail profissional, uma delas é o assunto do e-mail. Por isso, iremos começar por ele!
Pode parecer o menor dos problemas, mas o assunto do e-mail é umas das informações mais importantes na caixa de entrada do seu destinatário. É através dele que seu destinatário clicará ou não na mensagem que você enviou. Ou seja, o assunto do e-mail é a porta principal para atrair o seu contato e fazê-lo abrir o e-mail.
Sendo assim, é fundamental escrever um assunto relevante, sucinto e que deixe claro qual é a informação enviada e o objetivo da mensagem.
Uma dica é analisar o conteúdo do e-mail que está escrevendo e pensar como o seu contato receberá o que está escrito.

2- Qual a relevância do conteúdo do seu e-mail?

Falando em conteúdo, é óbvio que ele é a principal preocupação de um e-mail. Mas existem detalhes que podem passar despercebidos. É por isso que ao escrever um e-mail você precisa estar 100% conectado com esta tarefa . Por exemplo, quando abrimos várias abas no navegador e fazemos vários trabalhos simultaneamente podemos misturar informações e passar um conteúdo truncado para o cliente.
Aconselhamos que você escreva seus e-mails sem pressa, com atenção e dedicação. Assim diminuirá as chances de você enviar mensagens erradas, incompletas e irrelevantes.

Pense no todo do conteúdo e verifique se os dados, referências, indicações ou avisos fazem sentido. Veja, também, se o material anexado é o certo, e se está completo. Podem haver erros ao anexar um modelo de documento, por exemplo.

3- Como vai o seu português?
Cuidado com o erros ortográficos ao escrever um e-mail de forma profissional

Para não cometermos erro de ortografia precisamos estarmos sempre atentos ao escrever o texto do e-mail. Erros de ortografia podem afetar não somente a estética do texto, mas também o sentido do conteúdo a ser transmitido.
Erros de português em um e-mail comum já são comprometedores em várias situações, no quesito profissional a preocupação deve ser dobrada. Afinal, quem é irá dar valor a uma empresa ou marca que envie mensagens “atropelando” a própria língua?
A nossa dica é ter calma e sempre revisar o conteúdo antes de enviá-lo. Faça consultas e procure mais informações sobre as frases, palavras ou acentos que despertaram dúvidas. Dessa forma, você estará livre de alguns errinhos muito comuns, feios, mas fáceis de resolver. Para isso, basta termos mais atenção.

4- Usar uma linguagem formal em um e-mail profissional, para quê tanta frescura?

Pode parecer bobagem usar de tanta formalidade ao enviar um simples e-mail sobre uma reunião, mas – acredite – toda frescura é lucro. Já falamos muito sobre dar importância para o conteúdo do e-mail, analisar e revisar. Outra questão que pode ser óbvia para você, mas não deixa de ser um problema usual dentro de um texto profissional, é o nível de formalidade que se deve usar ao escrever mensagens.
Saiba que a aceitação das empresas para um e-mail que esteja padronizado e formal é muito maior. Todo profissional deve prezar pelo respeito e seriedade ao tratar com os assuntos de uma empresa, é por isso que um e-mail escrito com fineza e sobriedade terá um valor superior.

5- Faça os seus contatos se sentirem importantes

Para fechar com chave de ouro, é preciso falar ainda mais sobre a importância dada ao seu remetente. A dica é lembrar sempre da cordialidade. Use palavras que dão valor ao seu contato e crie uma proximidade amigável entre vocês. Passe confiabilidade com a sua mensagem.

Pronto! Você está praticamente mestre na arte de enviar e-mails profissionais

Com estas dicas o seu conteúdo será aceito facilmente e, consequentemente, seus projetos serão concluídos com mais facilidade.

Esperamos que você tenha entendido como escrever um e-mail de forma profissional. Continue acompanhando o Blog SIERTI para estar sempre informado sobre as principais informações da Rede.