Como melhorar a velocidade do meu site?

como deixar meu site mais rápido?

 

Depois de desenvolver seu site você percebe que o mesmo está lento, e a cada dez pessoas que o acessam, oito saem do seu site por causa da lentidão ao carregá-lo, você mesmo já deve ter desistido de acessar algum site por causa de lentidão, não é mesmo?

Então, como melhorar a velocidade do meu site?

Não é uma tarefa das mais simples e requer algumas horas de trabalho. Primeiro, é preciso identificar o que está tornando seu site lento, pode ser desde imagens pesadas (imagens não otimizadas) até códigos mal escritos.

Veremos logo abaixo algumas condições para melhorar a velocidade do seu site.

UTILIZAR O GOOGLE PAGESPEED

Como consequência do seu site lento, o Google rebaixa seu site no mecanismo de buscas, assim seu site vai ser um dos últimos a serem listados.Normalmente, ninguém passa da primeira página do buscador Google.

O Google PageSpeed é uma ferramenta disponibilizada pelo Google para verificar a otimização do seu site, se você conseguir uma pontuação 100%, parabéns! O seu site é rápido.

Caso você não tire uma nota boa no teste, o Google PageSpeed aponta aonde você pode melhorar para deixar seu site mais rápido.

Utilizando as dicas abaixo você pode conseguir uma boa pontuação para seu site.

MINIFICAR O SEU CSS

É importante manter os arquivos CSS ( Cascading Style Sheets ) compactados, isso pode melhorar bastante a velocidade do seu site.

Hoje em dia existem algumas ferramentas gratuitas para compactar o CSS, e em alguns instantes é possível reduzir bastante o tamanho do seu CSS,  e assim, o tempo de carregamento da página do site já diminuirá consideravelmente.

OTIMIZE SUAS IMAGENS

Imagens muito grandes são sempre um problema, aumentado o tempo de carregamento do site. Diminua o tamanho das imagens sempre que possível.

Utilizando as extensões certas para o tipo de imagem desejada, ajudará e muito no processamento das imagens quando as mesmas forem acessadas pelos navegadores de internet (browser), e isso ajuda o seu site a carregar mais rápido.

As extensões de imagens mais usadas para melhorar a velocidade do seu site, são: JPEG, PNG e GIF.

A maior diferença entre elas é tamanho vs qualidade. Cada uma é específica para cada situação. 😉

De forma resumida, as extensões JPEG terão sempre melhor resultado para melhorar a velocidade do seu site, e as PNG são também uma boa escolha, porém, em navegadores web mais antigos, nem sempre são suportadas.

Outra dica importante: sempre que possível, troque as imagens por CSS! Isso vai diminuir o peso do seu site.

DEIXE O CARREGAMENTO DO JAVASCRIPT POR ÚLTIMO

Seu site carrega de acordo com o desenvolvimento do seu código, colocar os JavaScripts no rodapé do site é uma dica simples, mas que vai fazer toda diferença na hora de abrir seu site.

Os JavaScripts normalmente são os arquivos mais pesados, e introduzir o JavaScript no final da sua página permitirá liberar a navegação do seu site antes deles estares 100% carregados.

REDUZA O NÚMERO DE PLUGINS

Muitos plugins podem ser um problema e tornar o seu site lento. Muitas das vezes eles podem causar falhas técnicas e atrapalhar o carregamento da sua página web.

Sempre que possível, então, evite carregar seu site com muitos plugins.

UTILIZE CDN

Um CDN (Content Delivery Network) é um serviço que ajuda a melhorar o desempenho do seu site, é um serviço de hospedagem que distribui os arquivos do seu site por servidores em todas as partes do mundo.Se você tiver um arquivo muito pesado hospedado em seu site, a melhor opção é contratar um serviço CDN para armazenar estes arquivos é chamá-los através de links, é uma opção melhor do que armazená-los localmente.

TENHA UM BOM SERVIÇO DE HOSPEDAGEM

Ter um bom serviço de hospedagem é algo muito importante para o melhor desempenho do seu site.

Não busque o “bom e barato” nesses casos. Pensar assim pode te dar prejuízo e dor de cabeça no futuro.

Procure empresas de hospedagem de sites e planos que te ofereçam o melhor serviço possível.

É sempre importante ter o apoio do seu webmaster do seu site para tomar esta decisão, ou ainda, de um consultor de ti especializado em gestão de websites.

CONCLUSÃO

Não adianta você ter um site robusto e bonito se ele demorar a carregar, por isso, seguir as dicas acima serão sempre uma oportunidade para que o seu site carregar mais rápido.

Um site rápido irá manter o usuário mais tempo em sua página, tornando a experiência dele ( UX ) mais agradável.

Algumas das dicas acima são bem simples de serem seguidas, outras podem ser um pouco mais complexas, e se você não domina alguns dos tópicos destacados, é sempre bom buscar ajuda de um especialista.