Spam: como surgiu e o que é?!

Ilustração de uma caixa de entrada sem filtro anti spam

Com certeza você já se deparou com o tal do Spam (fora da pasta de spam), por aí. Afinal, todas as pessoas com acesso à internet, consequentemente, convivem com ele.

Da mesma forma, você certamente sabe dos aborrecimentos e males que o famoso Spam pode causar. Mas você conhece a história e significado da palavrinha que se tornou uma vilã da rede?

Existem algumas histórias quanto ao significado e qual deles trouxe a fama para o termo Spam. Aqui, preferimos abordar o mais sucinto: a palavra Spam é uma sigla para a frase “Sending and Posting Advertisement in Mass”, sua tradução livre é: “Enviar e postar publicamente em massa”.

O Spam seria, basicamente, mensagens que você não deseja receber e que bagunçam toda a sua caixa de entrada. Mas existem muitas particularidades nessa definição.

Breve história do Spam

A prática de envio de Spam pode ter surgido quando, em 1993, o desenvolvedor de software Richard Depew enviou um post acidentalmente 200 vezes seguidas. O feito criou um frenesi e provocou a irritação de muita gente. Posteriormente, em 1994, dois advogados americanos utilizaram o e-mail para enviar mensagens em massa com um anúncio de seus serviços a 6.000 imigrantes candidatos ao Green Card dos EUA.

O termo Spam já havia ganhado certa popularidade quando, em 1998, o dicionário de Oxford (referência da língua inglesa) incluiu a palavra em seu vocabulário com a definição de lixo eletrônico, ou “Irrelevant or unsolicited messages sent over the Internet, typically to a large number of users, for the purposes of advertising, phishing, spreading malware, etc”.

Sendo traduzido: “Mensagens irrelevantes ou não solicitadas enviadas pela Internet, geralmente para um grande número de usuários, para fins de publicidade, phishing, disseminação de malware etc”.

Black Friday 2019: Recursos Inteligentes para sua Loja Virtual

Black Friday 2019: Recursos Inteligentes para sua Loja Virtual

Aproveite o espírito de compras da Black Friday 2019 para alavancar sua Loja Virtual! [caption id="attachment_19826" align="aligncenter" width="300"] Recursos para...

Como visto na tradução de Oxford, já eram conhecidos os problemas que o envio de mensagem em massa poderiam causar.

Os perigos das mensagens em massa

Até aqui só encontramos significados negativos para o Spam, mas saiba que a publicidade em massa não é o maior deles. O envio de mensagens de publicidade pode causar insatisfação em alguns usuários, mas não é totalmente negativo. Existem bons números que comprovam a eficácia da prática de marketing para atrair clientes através do e-mail.

O verdadeiro perigo é: cair na lista de spammers. São os spammers que promovem a prática para disseminar vírus e vários malwares, geralmente com interesses financeiros ilegais. Através das mensagens em massa, os criminosos dão golpes nos usuários e espalham vírus em milhares de máquinas. E por vezes, por um descuido, você e/ou sua marca podem ser identificados como spammers.

Por isso, uma pessoa ou marca que veicula Spam através de sua mensagens em massa, constrói e dissemina uma má reputação para si mesmo. Além disso, seu provedor, domínio ou IP pode ser bloqueado pelos administradores de rede.

A ingenuidade ao enviar mensagens em massa pode criar um grande desconforto para você e seus clientes. É por isso que, hoje, é imprescindível ter um bom serviço de filtro anti spam.

Conclusão

Agora que já sabemos o significado do Spam e seus males, continue acompanhando o blog Sierti e saiba mais sobre como funciona um filtro antispam.

No blog Sierti você está sempre ligado nos principais assuntos da Rede.
Fontes: Forbes / Canaltech / Lexico