cPanel: Está na hora de atualizar o MySQL!

No dia 14 de março de 2019, foi anunciado pelo cPanel que a nova versão de seu software não irá suportar o MySQL 5.5. Dessa forma, servidores que não atualizarem a versão de seu banco de dados terão as atualizações bloqueadas até que isso seja resolvido. Caso o servidor esteja conectado a outros servidores com MySQL 5.5, as atualizações deste serão bloqueadas.

O cPanel garante que a atualização seja fácil e segura, utilizando a interface já pronta dentro do WHM. Afinal, manter-se atualizado com as novidades do mercado é uma boa pratica e deve ser seguida sempre que possível.

 

Mas por que o fim do suporte ao MySQL 5.5?

A versão do MySQL 5.5 entrou em status de EOL (End of Life) em 31 de dezembro de 2018. Ou seja, essa versão já não recebe suporte e atualizações de segurança, se tornando inviável para uso e obsoleta pelo mercado.
Você deve atualizar o MySQL (ou migrar para uma versão suportada do MariaDB) antes de poder atualizar para a nova versão do cPanel. Caso seu servidor esteja conectado a um banco de dados MySQL desatualizado (MySQL 5.5), este também terá que ser atualizado.

MySQL 5.7

Em 2015, a versão 5.7 do MySQL foi lançada, mas demorou um tempo para que o cPanel adicionasse um suporte para essa versão. O porquê disso está explicado em uma postagem no Blog da cPanel. Enfim, essa nova versão traz melhorias significativas e vale a pena ser atualizada o quanto antes, para beneficiar-se dos novos recursos.

Até quando o cPanel terá suporte para a versão 5.6 do MySQL?

O suporte estará disponível até fevereiro de 2021, mas é extremamente recomendado realizar a atualização do MySQL para a versão 5.7, a fim de aproveitar os novos recursos e melhorias de velocidade. O que seria, também, menos um problema para você se preocupar por um bom tempo.

Atualizando a versão do MySQL

Para atualizar o seu banco de dados, você deverá utilizar a interface de atualização MySQL/MariaDB do WHM. Basta selecionar a versão do MySQL para qual você gostaria de atualizar, ou, selecionar a opção de migração para o MariaDB. A própria ferramenta realiza todo o trabalho por você.

Leia mais sobre isso na documentação oficial do cPanel.

Perguntas frequentes:

Você pode voltar para o MySQL depois de converter o banco de dados para MariaDB?

Não. Servidores cPanel e WHM uma vez que utilizam MariaDB não podem voltar a utilizar o MySQL.

Como faço para verificar se os bancos de dados em meus sites estão funcionando bem após a atualização?

A melhor maneira é testar os sites utilizando um navegador e procurar por erros de banco de dados dentro das paginas. Também pode ser necessário observar erros no log de erros do MySQL. Os logs podem ser encontrados em /var/lib/mysql.

Eu recebi a mensagem do cPanel solicitando a atualização do banco de dados para Mysql 5.7. Isso é seguro? Meu servidor está executando sites WordPress e WHMCS, eles estão seguros?

Sim, ambas as aplicações são seguras e compatíveis com o MySQL 5.7.

Eu continuo recebendo notificações de que minha versão do MySQL está desatualizada e que eu deveria atualizar. No entanto, estou com receio, simplesmente porque não quero ser responsabilizado por quaisquer problemas de compatibilidade. Esta é uma atualização necessária?

Sim, esta atualização é necessária se quiser continuar com suas aplicações seguras e otimizadas. Recomendamos que você entre em contato com seus clientes para explicar toda a situação. Ciente disso, oriente-o sobre os cuidados que ele deve tomar e garanta que o backup das contas de hospedagem estejam funcionando corretamente.

O que você está esperando para atualizar a sua versão do MySQL? Só não demore muito, a nova versão do cPanel já está batendo na nossa porta!

Fonte: cPanel Blog