Dica: Confirmando pagamentos via Boleto Itaú com um dia útil

Todos nós que utilizamos a carteira de cobrança 175 (sem registro) nos boletos bancários Itaú, sofremos com a demora para que o pagamento fique visível no Extrato de Movimentação (Francesa) no Internet Bank, mas há uma forma de antecipar esta consulta.

Na verdade, o valor (a compensação do crédito em nossa conta corrente) só ocorrerá mesmo após 3 dias úteis do cliente ter pago o título (fora da rede de agências Itaú). O que a dica nos mostrará é como ao menos saber que o cliente pagou o título (boleto) com maior agilidade, dispensando assim a imposição de desgaste do comerciante e do cliente, em relação a espera para a efetivação da prestação de serviços ou da entrega da mercadoria.

Mas vamos logo não é mesmo? Você agora saberá como confirmar com apenas um dia útil (contra dois dias úteis do padrão) o titulo pago. Siga os passos abaixo:

1) Após estar devidamente autenticado no Internet Banking do Itaú, clique no menu Cobrança:

2) Agora localize na seção Títulos o link  Baixados e liquidados:


3) Faça agora a inserção da data do último dia útil para obter a listagem dos boletos pagos:

4) Agora, veja a lista das pessoas que pagaram no dia útil anterior:

No caso da nossa empresa, o valor do campo “Nosso Número” é gerado automáticamente por nosso sistema de gestão on-line (referente ao número da fatura ou invoice), e com ele identificamos quem pagou e realizamos a confirmação do pagamento nos sistemas.

Lembrando que pessoa física também pode gerar boleto bancário no Itaú.

Imagine a praticidade e a eficácia desta informação chegando à você com apenas um dia útil? Nós estamos vendo pessoas que estão deixando de usar gateways de pagamentos terceiros (o boleto bancário) em função desta informação. Boleto Itaú compensado (demostrativo) em um dia útil sem pagar comissões a ninguém.



  • Edmauro

    Olá!

    Vocês tem aí alguma informação de requisitos para que pessoa física emita boletos via Itaú?

    Acredito que tenha de ter conta corrente no banco, algo além disso?

  • Olá, Edmauro.

    Não há requisito para pessoa física emitir boleto bancário no Itaú, basta ter sua conta corrente aberta e solicitar ao gerente da conta que libere a função "Cobrança" (pode ser que já fique disponível após abertura).

  • Excelente esta dica, acabei de testar e funciona perfeitamente, incrivel, muito bom mesmo, parabens!!!

  • Carlos Lorenzon

    Boa noite, sabem informar quais são os dados que devo solicitar ao Itau para eu configurar meus boletos?

    Pois o BB tem de setar estes dados:
    Convenio
    Carteira
    Contrato
    Variacao carteira
    agencia
    conta

    e o itau?

  • JTavares

    Olá, boa tarde, abrimos uma conta agora no itaú para trabalhar a carteira de cobrança com nossos clientes.
    Quando parcelamos um serviço com 6 boletos, por exemplo, os créditos são compensados mês-a-mês? Caso sim, como posso antecipar o recebimento de todas as parcelas dos boletos, porque precisaremos do valor total?

  • Junior

    Acho ótimo, mas o ideal seria o arquivo de retorno, assim poderia ser desenvolvido um script de leitura dos titulos pagos.

    Acho legal que estão deixando os gateways de mão, mas só a questão do retorno automático prende a gente à eles.

    Se por exemplo tenho o WHMCS com MoIP e retorno automático, eu fico despreocupado. Porquê meu trabalho vai ser mínimo. Até boleto dos gateways eu acho legal utilizar, por causa do retorno.

    Bom, é uma opinião… Mas eu acho que o futuro mesmo são esses gateways…

  • teo

    Amigo, este script de boleto do Itau, tem retorno automatico? Ou seja, eu pego os titulos pagos e dou baixa para identificar o pagamento no sistema?

  • Marcelo Maffezoli

    Para pessoa física eles dispõe da Cobrança Expressa. Mas nessa modalidade, todos os boletos são COM registro e não é possível integrar com sistemas de gerenciamento/gestão.

  • rafael

    Na verdade, o esquema pra gerar boleto na conta de pessoa física é bem diferente da opção de pessoa jurídica. Eu mesmo não entendi os campos que estão lá.

    Abraços.

  • Ola rafael!
    Eu sempre considerei a configuração bem descomplicada. Sera que eles mudaram algo para este 2012?

  • MADUREIRA

    ADQUIRI O SOFTWARE DE COBRANÇA DO ITAU, CONFIGUREI CERTINHO COM OS MEU DADOS , NOME, CONTA CORRENTE, EMITI UM BOLETO NA CARTEIRA 175, O VENCIMENTO ERA DIA 06/03, SÓ QUE ESSE PAGAMENTO AINDA NÃO CAIU NA MINHA CONTA, SOU PESSOA FISICA.

    SDS, MADUREIRA SILVA

  • Amanda

    Olá, tudo bem?

    Eu gostaria de entender o que significa “Boleto baixado”, quando o sacado não efetua o pagamento.

    Obrigada,

  • Eduardo

    Olá.
    Todo banco leva 3 dias úteis para compensar o crédito em conta corrente?

  • Emanuel

    Eltern de Assis valeu tava com dúvidas vc matou pq não sabia s podia mandar o produto sem antes confirmar mais com sua dica aprendi que posso saber se foi pago !!! valeuuu

  • Leonardo Figueiró

    Sou advogado e emiti meu primeiro boleto no dia 29/10, com vencimento para 30/10. Fiz o procedimento descrito acima e apareceu que o boleto já foi liquidado. Eu tenho que fazer alguma coisa para que o dinheiro caia na conta? Pois até o momento nada aconteceu…

  • Doutor Leonardo Figueiró, agradeço por seu comentário.
    A compensação em sua conta corrente poderá levar entre 24 e 72 horas. Se passar disso, procure seu gerente.

  • Igor

    Nossa cara muito bom, liguei na porcaria do banco e a mulher teve a pachorra de me falar que eu teria que ficar somando os valores dos titulos pra saber quem pagou ou não, acredita? Muito obrigado, ajudou bastante!

  • Igor, os bancos, através de seus operadores, não estão preparados para ajudar o consumidor.
    Que bom que conseguimos cooperar com a solução de seu problema, e não deixe de acompanhar nossas soluções de suporte em Informatica e Internet via https://www.sierti.com.br.

  • Rodrigo Silva

    Enviei um boleto para um cliente ele pagou dia 08/11/12 no banco do brasil . meu boleto é do itau mais ainda não ta mostrando no extrato porque?

  • Rodrigo Silva,

    Os motivos para a não compensação podem ser vários (Sistema de boleto configurado incorretamente ou um problema com sua carteira). O ideal é você entrar em contato com sua gerente de contas.

    Boa sorte!

  • rogerio

    pessoa fisica pode emitir boletos com função de protesto ? ( SEI QUE PARA O MODO PROTESTO TEREI QUE IR AO BANCO FAZER UM CONTRATO ADICIONAL , SABE QUANTO CUSTA EM MEDIA E SE PESSOA FISICA PODE FAZE-LO ? )

  • Rogério,

    Não tenho esta informação. Se puder nos atualizar sobre, através de uma resposta a este comentário, agradeceremos. Boa sorte.

  • nelson alves

    Gente eu dou aulas e meus alunos me pagam via boleto Itaú é excelente falem com seu gerente que irá lhes dar um I token se não tiver! peça um e cadastre-se é fácil e pratico…tudo em casa depois é só imprimir pra entregar ou enviar por e.mail. Att.nelson

  • Sérgio Noberto

    Boa tarde!

    Instalei o modulo de boleto Itaú no meu WHMCS e gostaria de saber se ao gerar o boleto, teria como aparecer o nome do domínio do meu cliente na linha do sacado ou em outro campo, pois tenho clientes que tem diversos sites hospedados em meu provedor com vencimentos para a mesma data. Se houver esta opção de incluir o nome do domínio do cliente no boleto, facilitaria para todos nós!

    Obrigado!

  • Adalberto Paixao

    Tenho conta pessoa física no Itaú, recebí o token da agência e o configurei. Entrei na seção COBRANÇA no site e cadastrei a minha cobrança, com todos os dados que irão aparecer nos boletos. Como faço agora para emitir os boletos para os meus clientes? Não aparece a opção de EMISSÃO DE BOLETO. Sou professor e quero fazer a cobrança dos meus alunos via boleto.

  • tassia

    Eu abri uma conta no itau semana passada para usar a opção de emitir boletos , mas quando vou na opção cobrança não esta disponível pois sou cliente com menos de seis meses, ai falei com o gerente e ele me falou que nao pode fazer nada ,o jeito e esperar mesmo os 6 meses de conta pra ter acesso a emissao de boletos! essa semana irei a caixa ver se tem uma carência !

  • Edivan

    Olá.
    Parabéns pelo blog. Dicas excelentes.
    Por favor, me esclarece uma dúvida.

    Emiti um boleto para um cliente e ele pagou no final da tarde de quinta-feira, e hoje, segunda-feira o valor ainda não foi creditado na conta. È normal essa demora?

    Abs

  • Obrigado por nos prestigiar com seu comentário, Edivan.
    Realmente pode ter acontecido algum erro no pagamento ou o seu cliente não pagou realmente na quinta-feira. Com o comprovante em mãos, peça ao seu gerente pra verificar e identificar o possível erro.

  • Edivan

    Eltern, obrigado pelas informações.
    Estou com o comprovante em mãos. Realmente o boleto foi pago.
    É necessário eu realizar algum procedimento no internet banking para que o valor seja credito?

    Consigo visualizar que boleto foi baixado/liquidado dia 17/05/2013, isso significa que o pagamento já consta no sistema, correto?

    Só mais uma dúvida: Será que consigo verificar esse “possível erro” em qualquer agência? Estou fora da minha cidade.

    Mais uma vez, obrigado pelas informações.

    Abraços.

  • vardomem

    como reduzir o tamanho do boleto,para imprimir 3 boletos por folha A4? só consigo imprimir 2 boletos por folha fica muito grande,já tentei mudar a fonte , paisagem -retrato {vice e versa} não deu certo,meu gerente não tem conhecimento do funcionamento interno do programa. eu já vi boletos de outra empresa em menor tamanho é mais econômico.uso SISCOB do itaú carteira 109 agradeço desde já. Abraço a todos vcs.

  • João Batista

    Olá à todos!

    Se alguma pessoa que entende desse assunto pudesse explicar ou justificar porque os bancos tem que ficar com o crédito (meu dinheiro) BLOQUEADO do BOLETO pago por 3 dias? Sendo temos que pagar as contas que estão vencendo a 2 dias antes?

    Antecipadamente agradeço pela informação.

  • James de Freitas

    Obrigado pelas informaçõesrnrnMas estou com dúvida, como faço para saber o nome de quem pagou, se aparece na coluna ao lado. Pois são vários boleto gerados.Eu utilizo a carteira 157 do Itau é possivel?

  • Cleber Almeida

    Olá!
    Obrigado pela disposição de todos em compartilhar estas informações. Eu gerei um boleto para um cliente, com vencimento para 06/09/2013, hoje 06/09/2013 aparece para mim como B (acredito ser Baixado). Sabem me dizer o que significa?

  • Fernando

    Queria compartartilhar da mesma dúvida do amigo acima… Meu cliente também tem a carteira 157, vou passar essa sua dica pra ele….. mas dá pra identificar ?

  • Visitante

    Uso exatamente esse processo. Só queria poder usar o arquivo .OFC ou .OFX para poder usar como qualquer outro banco também, só que o campo “nosso número” não consta nesse arquivo, e ai fica completamente inútil. No extrato do banco Itaú também não tem “nosso número”, somente consigo identificar cada pagamento em baixados e liquidados… É ruim isso.

  • Cesar

    Olá,
    Eu usei essa dica por mais ou menos 3 anos, porém acessei hoje o site e não tem mais essa opção, isso ocorreu com vocês também?

  • fernando

    gostaria de saber o seguinte.
    gerei um boleto, a pessoa não pagou boleto expresso itau P.F.

    A pessoa a qual gerei o boleto me pagou, em mãos o dinheiro.

    Como cancelar a cobrança gerada do boleto expresso.

    na comanda de instruções tem varias opções mas não tem baixa de boleto ?

  • Rodrigo Vieira

    Pessoal, pretendo abrir uma conta ITAU Empresa, porém, gostaria de saber se este sistema ainda está funcionando, visto que houveram diversas modificações no MENU do Bankline para o ITAU Empresas!

    Cesar, caso veja isto aqui, nos informe se conseguiu solucinonar.

  • Naldo

    Olá. Parbens pelo blog, tem nos ajudado muito.
    Eu gostaria de saber onde posso encontrar pelo próprio site o número do convenio e contrato?

  • Nathália Martins

    Olá!
    Eu efetuei o pagamento do boleto que eu irei fazer o vestibular, não aparece a confirmação dizendo que foi pago eu paguei no dia do vencimento.

  • sergio

    Tem sim é 2 via baixa e devolver ai suspende o boleto e cobra 3,50 na sua conta bancaria

  • sergio

    Boa Noite como faço para emitir os boletos em vez de 2 folhas uma só com ganhoto.alguem sabe.cobrança expressa pessoa física itau

  • Letícia Oliveira

    Olá, gostaria de saber como imprimir um boleto que já foi dado baixa pela própria empresa?! O cliente deseja que comprove que já foi dado baixa, não sei como fazer. Se alguém souber como me ajudar, agradeço!

  • Daniela Fernanda Oliveira Mach

    Olá paguei um boleto de uma ótica no banco itau e me ligaram dessa ótica dizendo q n foi pago a 2 parcela do boleto.
    Como faço pra imprimir o comprovante de pagamento pelo banco

Formas de Pagamento

Tecnologias

Visa MasterCard Diner's Club American Express Banrisul Banco do Brasil Bradesco Banco Real Banco Itaú Boleto Bancário