Mensagem identificada como spam: Como evitar?

Há várias consequências em ter uma mensagem identificada como spam. Quando você envia e-mails contendo características spam sua conta pode ser definida como spammer, e isso lhe trará muitos problemas. Um deles é o bloqueio do seu envio pelo servidor, atrasando toda sua rotina, e ainda pior, será a má imagem que tudo isso causará a você perante o seus contatos / clientes.

Mas você pode (e deve) evitar ter uma mensagem identificado como spam

Existem boas práticas para evitar que suas mensagens sejam caracterizadas como spam e, ao mesmo tempo, bloquear o recebimento destes códigos maliciosos da internet.

Vamos descrever algumas delas aqui:

1- Sua lista de contatos pode conter endereços de e-mail inexistentes, isso ocorre muitas vezes pela falta de atenção ao criar listas de contatos, ou até mesmo haver e-mails inválidos que expiraram e não possuem mais um “dono”.

2- Erros de digitação em geral podem invalidar a sua mensagem. Ao escrevê-las veja se há erros de português, frases incompletas ou sem sentido.

3- Outro erro é um assunto de e-mail mal escrito, com palavras e termos geralmente utilizadas por spammers, como “gratuito” ou “grátis”, “parabéns”, “isso não é spam”, “grande oferta” e etc. Palavras como estas frequentemente são filtradas pelos algoritmos e bloqueadas de entrarem nas caixas de entrada.

4- Mensagens como o código html mal construído também podem ser taxadas como spam pelos filtros. Para construir um bom código html examine se o código está limpo, e tente usar imagens entre 600 a 800 pixels.

5- É importante lembrar, também, de otimizar seu conteúdo para dispositivos móveis. Assim, ele chegará do modo certo para seus remetentes.

6- Obviamente não poderia deixar de falar sobre o conteúdo principal de suas mensagens. Escreva e crie mensagens relevantes para seus contatos, que despertem o interesse deles em abri-las, desta forma suas mensagens não irão direto para a caixa de spam.

7- Para fechar, se você for um desfrutador do e-mail marketing, planeje e busque por não usar serviços gratuitos de e-mail. Existem bons planos de hospedagem que lhe proporcionam a criação de e-mails empresariais. Com um e-mail corporativo você usufrui de uma ferramenta melhor e cria uma imagem muita mais significativa para o mercado.

Não é tão difícil evitar ser taxado como um “spammer”, certo? Seguindo as dicas descritas acima você estará em um bom caminho para acabar com esse problema evitando que sua mensagem caia na pasta de spam.

Bônus: Melhores ações de combate ao Spam

Mas existem outras ações complementares (e muito importantes) que podem te ajudar a eliminar este problema de vez. Um exemplo é se você utiliza o painel de controle cPanel, saiba que dentro do programa há uma ferramenta que acompanha suas entregas de e-mail. Lá é possível que você encontre os erros e realize o tratamento das suas listas de contato.

Outra ótima opção é a contratação de um serviço específico anti spam que realize a tarefa de filtrar suas mensagens de entrada e saída, impedindo que você entregue e receba spam, vírus e outras diversas pragas online. Dessa forma, você não perde tempo com tantas análises e otimizações, e trabalha sem preocupações podendo produzir mais onde realmente interessa.

Por enquanto é isso. Esperamos ter ajudado você a ficar longe do spam.
Agora, busque pelas melhores opções e continue acompanhando o Blog Sierti para estar sempre informado sobre as principais informações da Web.