O que é cPanel?

Saudações!
Bem, como a ferramenta cPanel é uma das mais usadas em todo mundo (e uma das mais eficientes) para gerenciamento de domínios, resolvi fazer este artigo para dar uma pincelada em suas utilidades e funcionalidades.


O que é cPanel?

cPanel é uma ferramenta de gestão de domínios virtuais. Tem a interface web na porta tcp 2082 (seudominio:2082 que estabelece uma conexão não segura) e porta 2083 (seudominio:2083 que efetiva a coneão segura via https). O cPanel é como se fosse um “filho” do WHM (Web Host Manager). Podemos definir cPanel, como a ferramenta que gerencia os domínios que estão nos servidores controlados pelo WHM, ferramenta esta que gerencia todos os recursos do servidor web hosting. Atualmente o cPanel está na versão 11, trazendo muitos novos recursos, e muitas mehorias.
Apesar da empresa cPanel ter lançado a versão Enkompass para a plataforma de servidores Microsoft Windows, o cPanel ainda é melhor quando empregado em servidores baseados em Linux (hospedagem PHP e MySQL nativa).

Como acessar o cPanel?

Para acessar o cPanel, digite na URL http://seudomínio.com.br:2082, será solicitado o usuario e senha. Dada esta tela, insira seus dados e clique em entrar (lembrando que estes dados são fornecidos pelo provedor de hospedagem web que você contratou). Veja a tela de login do cPanel:

O que o cPanel pode fazer por seu domínio?

O painel de controle cPanel é a ferramenta perfeita para enriquecer e facilitar sua experiência de controle de seu domínio na Internet. Clique na imagem abaixo para ter uma impressão visual da quantidade de ferramentas que seu domínio passará a ter ao adotar o painel de controle cPanel:

Clique no link abaixo e veja a página inicial completa do cPanel:

—–> Imagem de rosto completa do cPanel <—–

Preferências

Alterar o estilo, senha do seu painel, etc.

Correio

Você poder criar contas de email, acessar o Webmail, e diversas outras funcionalidades para gerenciar seus emails.

Arquivo

Guia onde você poder gerar backup, criar contas FTP, verificar o quanto de memória livre, etc.

Logs

Guia onde você pode verificar estatísticas do seu site, quais foram os últimos visitantes, os logs de acesso, etc.

Segurança

Você pode bloquear acesso a diretórios, recusar acesso ao site de certo IP, gerenciar SSL/TSL, etc.

Domínios

Você pode criar subdomínios, redirecionar seu site para outro domínio, criar domínios estacionados, editar zona DNS, etc.

Banco de dados

Criação de banco de dados (MySQL), gerenciar banco de dados (phpMyAdmin), etc.

Software

Configurar PHP,  otimizar seu site, Softaculous  etc.

Avançada

Gerenciar Apache, fazer scanner de vírus, extensões FrontPage, tarefas Cron.

Cada funcionalidade do cPanel quando acessada, vem com um tutorial no cabeçalho explicando o que ela faz. No caso abaixo, em na guia Arquivo e na opção backups, o cPanel retorna no cabeçalho da página informações sobre a funcionalidade daquela opção. Veja na imagem abaixo como o conteúdo é mostrado: (neste caso as informações são de backups).

 

Download

O link abaixo, dá acesso ao site do cPanel onde é disponibilizado a versão mais atual do gerenciador. Lembrando que somente os administradores do servidor (root) poderão fazer a instalação, pois a ferramenta é instalada diretamente no servidor, e o acesso ao painel é distribuído para as demais contas hospedadas.

—–> Site do cPanel <—–

Quer saber mais sobre  cPanel? Somos especialistas no assunto!
Fale conosco. Teremos prazer em lhe atender.

https://www.sierti.com.br/contato/

Veja também nossos serviços cPanel em:

https://www.sierti.com.br/servicos/assessoria-e-suporte-tecnico-cpanel/


Até a próxima!



Formas de Pagamento

Tecnologias

Visa MasterCard Diner's Club American Express Banrisul Banco do Brasil Bradesco Banco Real Banco Itaú Boleto Bancário