O que é um domínio?

Domínio

Muitas pessoas se perguntam sobre o que seria e porque devem ter um domínio na internet. A verdade é que se trata de algo bastante simples, semelhante a um endereço. E no mundo de hoje, em que tudo acontece virtualmente é bem importante estar presente também online.

Imagine que fora do mundo virtual, quando alguém quer lhe encontrar busca pelo nome da sua empresa ou da rua em que você mora. Assim, consegue chegar até você. Agora como isso funciona na internet? Através do seu endereço online (os sites).

Entenda agora o que é um domínio, como funciona e suas principais vantagens:

Como funciona o endereço online?

Para ajudar você a entender melhor sobre domínio ou endereço online pense em um site que você digita quando deseja fazer algo. No momento em que você abre seu navegador, imediatamente digita um link (que no caso é um endereço).

O Google, por exemplo. Para chegar até ele e fazer alguma pesquisa é preciso escrever em seu navegador: www.google.com.br. Esse é o endereço virtual do Google.

Todo domínio é composto exatamente disso. Um nome (no caso do exemplo foi o Google) e uma extensão (.com.br). A ideia era facilitar o acesso e a memorização para que as pessoas pudessem chegar aos sites e dispensar o conhecimento do real endereço. Se os domínios não existissem, seria preciso usar números, ligados ao endereço de IP (Internet Protocol).

O domínio também é visto como um endereço fácil de memorizar, que sempre se manterá o mesmo. Agora o endereço real do site que você está acessando (aquele composto por números) pode mudar e já pensou a confusão que seria ir atrás dessa informação cada vez que acontecesse essa mudança?

Além de sites, os domínios também são encontrados nos endereços de e-mail corporativos, quando uma empresa quer ser lembrada por seu próprio nome e não por um servidor de terceiros. Por exemplo, ao invés de contatosuaempresa@gmail.com você poderia usar o e-mail: contato@suaempresa.com.br.

Quem pode ter um domínio?

Qualquer pessoa que possua CNPJ ou CPF ativo pode registrar um domínio. Ser dono de um ou mais sites no caso. Se você tem uma empresa e quer ganhar mais visibilidade na internet é interessante ter seu próprio endereço online: www.suaempresa.com.br.

Vale comentar que é preciso ter contato em território nacional, ou seja, no Brasil. Seu endereço físico, por exemplo, precisa ser brasileiro. Caso contrário é preciso buscar por um domínio no país em que você vive. A mudança está na extensão, que deixa de ser “.com.br”.

Vantagens de ter um domínio

Dentre as principais vantagens de ter sites próprios estão:

• Fácil reconhecimento por quem já lhe conhece e por futuros clientes;

• Exclusividade no desenvolvimento de layout e conteúdo;

• Forma barata de se divulgar;

• Aumento da sua credibilidade;

• Possibilidade de ter um e-mail próprio;

• Melhora de relacionamento com os clientes;

Deu para perceber que quem possui uma empresa não pode deixar de ter um site, já que cada vez mais as pessoas buscam primeiro na internet antes de realizar uma compra.

Então comece hoje mesmo! Crie seu domínio e aumente seu alcance. Chegou a hora de você ter um endereço exclusivo também na internet!