Quando contratar uma agência digital?

Agencia digital

No mercado atual, é imprescindível que uma empresa tenha uma boa presença online. Nesse contexto, a marca deve contar com perfis ativos nas principais redes sociais. Ao contrário do que muitos imaginam, o marketing difícil não é exclusividade de grandes negócios. O mercado mostra que os resultados de um trabalho de divulgação eficiente são sentidos em empreendimentos de todos os tamanhos e ramos.

Com frequência, o próprio dono da companhia resolve assumir a responsabilidade de lidar com as redes sociais e sites. No entanto, existem alguns indícios de que chegou o momento de se contratar uma agência de marketing digital para ajudá-lo. Para saber mais, prossiga com a leitura e confira as dicas a seguir.

Falta tempo disponível ou de conhecimento no assunto

Planejar e manter as postagens em dia nos inúmeros canais de comunicação demanda bastante dedicação. Sendo assim, se você não deseja ou não pode separar algumas horas da sua semana para essas tarefas, contratar uma agência de marketing digital pode ser uma ótima ideia. A mesma recomendação vale para os empreendedores que não se sentem aptos para efetuar mudanças em sites e demais plataformas online.

Pouco engajamento

Se você notar que os usuários não estão respondendo ao seu conteúdo, a solução é repensar a sua estratégia. Por isso, fique atento aos índices, como a quantidade de compartilhamento, comentários e curtidas. Um especialista será capaz de utilizar os dados para aumentar a participação do público nas diversas publicações.

Ao desenvolver conteúdos relevantes, você ganha a chamada publicidade espontânea, que consiste na reprodução das postagens por parte dos seguidores. Sendo assim, a sua mensagem alcançará um número maior de pessoas e estabelecerá a marca como uma referência no segmento.

Ao escolher assuntos interessantes e não se limitar à venda de produtos ou exclusivo, você aumenta o tráfego de visitantes para sites. Com consequência, é provável que note um incremento nos lucros. Outro ponto a ser pensado é a forma de apresentar esses tópicos para os seguidores, para que eles se sintam motivados a interagir.

Impossibilidade de montar um setor de marketing

Por vezes, o custo de criação e manutenção de um setor de marketing digital é inviável para o negócio. Novamente, a saída aqui pode ser delegar a atividade para uma agência. Nesses escritórios, profissionais capacitados contam com a infraestrutura necessária para efetuar campanhas de marketing efetivas.

Mesmo que você já tenha um departamento de marketing tradicional, é possível que a equipe não esteja pronta para lidar com as ferramentas online. Quanto a isso, fique tranquilo: apesar de serem bastante diferentes, uma agência digital não anulará o empenho do seu time interno. Desde que sejam bem alinhados, o marketing tradicional e digital se complementam.

Mas, afinal, o que esperar da atuação de uma agência digital?

Em primeiro lugar, a agência digital dedica-se ao estudo do mercado em que o contratante está inserido. Ou seja, ele observará os sites e as redes sociais dos concorrentes, bem como os hábitos do público-alvo. Com base nas informações levantadas, a agência determinará as abordagens que fazem sentido para a sua empresa. Essas medidas serão sempre personalizadas e geralmente demandam alterações em sites e nas mídias sociais.

Pronto! Agora você já pode decidir quando contratar uma agência digital para cuidar de sites e redes sociais.