Seu aplicativo na nuvem

Serviços em nuvem representam o núcleo dos grandes aplicativos ao redor do mundo.

Escalabilidade, alta performance, Rede de Entrega de Conteúdo, Descentralização e tantas outras features poderosas são utilizadas no dia-a-dia para concepção e disponibilização de ambientes Cloud para APP’s de alto fluxo.

Veja logo abaixo alguns passos importantes que guiarão você ao sucesso na utilização de todos os recursos do universo Cloud:

Planejamento

Sim, por aqui começamos a jornada em caminho da nuvem. Consulte um especialista, busque informações no site de seu fornecedor Cloud, relembre notícias ou conhecimentos adquiridos em sua jornada acadêmica. Reúna tudo e crie seu mapa para a jornada na nuvem. Seu aplicativo precisa ser concebido para a nuvem desde as primeiras linhas de código.

E qual é o modelo básico de um APP? Arquivos de código, armazenamento de arquivos (imagens, pdfs, etc), banco de dados. Agora imagine cada parte de APP em um ambiente dedicado a ele, trabalhando exclusivamente para que aquela parte do APP seja otimizada ao extremo.

O resultado é simplesmente esse: Um APP completo e de altíssimo desempenho!

Desenho de nuvem

O auxílio de um especialista pode te livrar de gastos inesperados ou ainda indicar que “algo” está faltando na concepção de seu APP, por exemplo “onde ficará seu banco de dados?” ou “seu armazenamento de arquivos é estático na instância, então o que acontecerá quando ela participar de uma auto scaling?”.

Pense bem em quais zonas de disponibilidade seu aplicativo será hospedado, considere utilizar uma rede de distribuição “CDN” e não deixe de lado a segurança no acesso a sua infraestrutura.

Implementação

Isso é coisa de especialista.

Mantenha o foco em seu aplicativo e o engajamento de seu negócio, deixe a implementação com o especialista de sua confiança. Antes de qualquer implementação, ele fará uma reavaliação do projeto em busca de possíveis falhas no desenho da infraestrutura, isso evitará que você tenha surpresas desagradáveis ou possíveis “pegadinhas”.

Não deixe seu plano para depois, serviços em nuvem possuem características marcantes de escalabilidade, então, comece pequeno, cresça um pouco, depois mais um pouco e alcance resultados incríveis. E se a sopa de siglas de seu provedor de nuvem começar a ficar complicada, consulte a SIERTI e mantenha o foco em seu aplicativo.