Tudo sobre o navegador Opera

Opera BrowserIntrodução

Esses dias estou desfrutando do navegador Opera, para verificar seu desempenho e funcionalidades (e também dar uma aliviada no Chrome e Firefox). Vou disponibilizar abaixo alguns detalhes sobre o navegador e algumas informações de como foi seu desempenho.

O que é o Opera?

Opera é um navegador da web e uma suíte de Internet desenvolvida pela companhia Opera Software. O navegador permite tarefas comuns de internet como exibir sites, mandar e receber mensagens de email, gerir contatos, bate-papo online de IRC, fazer download de arquivos via Bit Torrent e ler feeds. Ele é oferecido gratuitamente para computadores e celulares, mas para outros dispositivos é preciso pagar por ele.O Opera funciona em uma variedade de sistemas de computadores pessoais, incluindo Microsoft Windows, Mac OS X, GNU/Linux, FreeBSD e o Solaris.

Características

As características do Opera incluem gestos no mouse divisão por abas, zoom de página, e um comando de downloads integrado. Seu sistema de segurança possui proteção contra phising e malware, uma forte verificação em sites da web, e o fácil modo de deletar cookies e o histórico apenas com o clicar de um botão. É o único navegador do mercado que possui comandos por voz.

Aparência e Funcionalidades

É um navegador que vem com um visual muito limpo e sofisticado. Mas, pra quem não curtiu e quer experimentar outros temas, pode modificá-lo instalando outros temas.
Confira no link :  https://addons.opera.com/pt-br/themes/

Particularmente gostei das funcionalidades do browser. É tão editável e funcional quanto o Firefox e Chrome. Abaixo segue o caminho onde se vê as opções de preenchimento de opções de ferramentas. Para se acessar as ferramentas, basta seguir este caminho (abaixo) ou simplesmente pressionar “Ctrl_F12”.

Temas – Para visitar a página e escolher outras opções de temas  basta clicar em “Procurar mais temas” que a pagina será redirecionada para página de temas do Opera.

Painéis – Estas sao as opções que podem ser anexadas á barra de ferramentas para facilitar o uso e criar atalhos.

Barras de ferramentas – Assim como em Painéis, as opções da barra de tarefas tem opções que anexa funcionalidades a sua barra de ferramentas.

Botões – Nesta guia encontra-se opções basicamente de ícones, página inicial e habilitação de plugins, Java, etc.

Extensões

As extensões ou complementos são muito úteis por ajudar com ferramentas exclusivas para certo tipo de atividade.
A que eu particularmente mais uso é a Awesome Screenshot, que tira print da tela e salvo o link da imagem sem precisar salvar a imagem em seu desktop, ela vira um link para abrir a imagem do próprio navegador. Porém, no Opera não tem. Mas, consegui achar uma extensão que faz quase 0 mesmo (se não o mesmo) que a ferramentas dos outros dois navegadores. É a Make Screenshot.
Para instalar a extensão no Opera, siga o caminho mostrado na imagem:

Pesquise por LightShot, logo após clique em “Adicionar ao Opera” (imagem abaixo).

Após a instalação, basta dar um  print screen  na tela e selecionar a area que deseja o print. Assim que terminar de selecionar, irá aparecer um menu para escolher o que se deseja fazer. Veja:

Sendo que: a primeira opçao selecionada, abrirá um photoshop online para edição da imagem.
Já a segunda opção: a extensão te dá o link da imagem na web.
As demais opções não sao de muita utilidade.

 Navegação anônima

Como existe nos outros navegadores, a navegação privativa também existe no Opera. A navegação privativa é a navegação onde pode-se navegar sem deixar cookies armazenas, cache e etc. Para ativar a navegação privativa no Opera, basta apenas pressionar CTRL + SHIFT + N. Repare que na nova pagina que abrir, o favicon será um cadeado. Isto serve para garantir que a navegação privativa foi ativada.
Veja na imagem abaixo:



Curiosidades

Encontrei algumas funcionalidades que dão uma customização que ajuda bastante, como: agrupamento de abas, dois cliques na aba para fechar.
Este tipo de configuração fica dentro de Configurações, como é mostrado nas imagens acima.

Diferencial

Quando uma página é carregada, o navegador reporta á porcentagem do caregamento do documento, quantidade de elementos carregados, velocidade de carregamento da página, o tempo de carregamento da página, e o andamento da requisição. Particularidade que não tem nos demais navegador e que é de muita utilidade.
Veja:

Desempenho

Em relação ao acesso ás paginas não tenho do que reclamar, abre tão rápido quanto seus concorrentes. Não identifiquei problemas de cache, que as vezes atualiza-se a página e ela mesmo assim não atualiza  (o que acontece muito no Google Chrome).

Download

Ficou interessado? Este link (abaixo) leva ao site da Opera, onde está a versão mais recente do navegador.

http://www.opera.com/browser/

Até a próxima.



  • Lucas PAssos

    Eu tornei o Opera meu navegador principal desde a versão 1o beta. Mal conheci virei fã das suas funcionalidades e também da velocidade, porém esta versão 12 veio com um problema que ainda não consegui compreender, na terceira tela apresentada no seu artigo pode-se perceber que as opções de email, contatos e bate- papo encontram-se inacessíveis, como utilizá-las? Eu ainda não encontrei nada sobre isso, você disse que estava disfrutando do navegador, de suas funcionalidades, você conseguiu acesar a os painéis de email, contatos e bate- papo?

  • Olá Lucas, consegui sim!
    Aquelas três opções são liberadas quando você configura uma conta de email no cliente de email do Opera.
    Basta apenas configurar uma conta de email no MailOpera.
    Siga as imagens abaixo:

    1) http://prntscr.com/j8pr1
    2) http://prntscr.com/j8pta (No caso do bate papo, escolha a ultima opção)
    3) http://prntscr.com/j8pwg
    4) http://prntscr.com/j8pyu
    5) http://prntscr.com/j8q0e

    Depois da conta configurada, as opções são liberadas. Veja:

    http://prntscr.com/j8q4b

    O bate papo está in the full ainda pq ele é configurado a parte, assim como mostra a imagem 2.

    Até mais!

Formas de Pagamento

Tecnologias

Visa MasterCard Diner's Club American Express Banrisul Banco do Brasil Bradesco Banco Real Banco Itaú Boleto Bancário