Você já fez backup hoje?

backup-servidorA pergunta pode parecer mal formatada, ou ainda, sem lógica – mas… você já realizou backup de seus arquivos, hoje?

Cópia de segurança deveria ser o primeiro ato profissional do dia, de todo usuário de informática (não apenas se limitando aos servidores).

A meta desta postagem não é a criação de um texto longo, mas sim de uma chamada de atenção para algo tão sério. Vejam o que ocorreu com um cliente SIERTI a poucos dias atrás: Seu servidor dedicado foi desligado pelo Internet Data Center, devido à políticas de SPAM do mesmo – subtamente após o ato enérgico do IDC, uma nova incidência foi registrada e o servidor novamente desligado por 72 horas.

O nosso cliente, certamente se desesperou pois precisava que seu pequeno provedor de serviços de internet conseguisse ao menos manter a chegada de novas assinaturas, além é claro de manter o nível de suporte aos seus clientes hospedados em outros servers. Ao questionarmos para ele o motivo de não ter transferido a hospedagem para outro servidor de sua propriedade, a resposta foi a seguinte:

Nós não temos qualquer arquivo da empresa em nossos computadores locais, todas as informações da empresa estão no servidor desligado

Então, o que nós poderíamos dizer sobre este cenário? Nada além de aconselhar. Fatalmente,  a grande maioria dos usuários de serviços de internet (destaco aqui usuários de hospedagem de sites) não tem a menor noção do perigo que correm por ignorar esta política simples e tão eficaz.

Soluções de backup existem aos montes, mas muitos empreendedores hosting se esquivam de realizar investimentos (as vezes mínimos) para assegurar a informação de sua empresa.

Não custará muito (dependendo do tamanho de suas bases de dados) separar alguns minutos, ou uma hora que seja, diariamente para realizar o download de suas bases, principalmente o banco de dados de seu sistema gestor. A grande maioria dos softwares web já possuem um “botão” para automatizar a ação de backup, use-o!

E lembre-se: Quem tem “um” backup, não tem nenhum!



Formas de Pagamento

Tecnologias

Visa MasterCard Diner's Club American Express Banrisul Banco do Brasil Bradesco Banco Real Banco Itaú Boleto Bancário