WordPress 5.0 – Editor Gutenberg é a grande novidade

WordPress 5.0
– Novo WordPress 5.0

 

O fim do ano está bem próximo, mas as novidades nunca param de sair. Depois de muito tempo de espera, a nova versão do WordPress enfim chegou. O editor Gutenberg é a grande novidade dessa versão, mudando completamente como criamos conteúdo através do WordPress.

Com certeza essa versão promete uma grande discussão dos usuários, sendo o CMS mais popular do mundo, as novidades que mudam sua principal funcionalidade podem ser vistas com maus olhos. Por outro lado, o WordPress precisava de uma atualização desse nível, visto o crescimento dos construtores de sites como Wix que prezam pela facilidade em construir e manipular um site.

E parece que essa é a ideia do wordpress.org, adotando um novo conceito para atender os diferentes públicos. Por isso o foco é a simplicidade e flexibilidade, criando uma experiência mais agradável aos usuários para que eles realizem suas mudanças com mais facilidade. O conceito do novo editor é a organização através de blocos, sendo intuitivo e criando um ambiente mais limpo para a visualização do conteúdo que será criado.

Mas será que a nova versão do WordPress 5.0 vai agradar os usuários que utilizam o CMS mais popular do mundo?

Vamos analisar alguns pontos sobre esta atualização, focando no impacto que esta novidade pode trazer aos usuários que consomem a plataforma.

 

A grande novidade

 

O novo editor Gutenberg remodelou toda a forma como o conteúdo do site é construído dentro da plataforma do WordPress. Ele traz diversas ferramentas a fim de facilitar a vida do usuário, sendo mais intuitivas em seu uso. Ele promete também não interferir no uso do HTML e CSS para construir o conteúdo do seu site. Isso demonstra aos usuários mais avançados que eles podem continuar criando conteúdo como sempre fizeram.

O conceito da mudança no editor do WordPress esta no uso de blocos para organizar o conteúdo da página. É possível utilizar blocos para diversas finalidades. Nesse caso, podemos criar um campo de texto, listas, adicionar um subtítulo e incluir um vídeo do YouTube, entre outras opções. Se comparamos ao editor clássico, existe uma melhor facilidade para adicionarmos o conteúdo que desejamos.

 

Interface do novo editor Gutenberg - WordPress 5.0
– Conceito de blocos do editor Gutenberg

 

Essa atualização também traz total suporte para criação de novas ferramentas para aumentar as possibilidades com o editor Gutenberg. Ele promete facilidade no uso das novas APIs para o editor e com diversas possibilidades interessantes. Isso mostra o foco do WordPress em tentar simplificar suas ferramentas, até mesmo na área técnica do seu CMS.

A primeira vista, as novidades parecem trazer apenas vantagens aos usuários e desenvolvedores da plataforma. Porém, nem tudo é um mar de rosas.

Com grandes mudanças, vem grandes quantidades de bugs…

Gutenberg Problemas WordPress 5.0
– Bugs da nova versão do WordPress

 

Toda atualização pode ser perigosa. Ainda mais quando estamos falando de uma plataforma que utiliza de centenas de recursos de terceiros. Temas e plugins são os que mais podem ser afetados. Se eles estiverem interligados ao editor clássico, podem parar de funcionar assim que atualizarem a versão do WordPress do seu site.

Antes do lançamento da nova versão, o WordPress lançou o editor Gutenberg como um plugin. Por enquanto, ele amarga uma grande quantidade de notas negativas em seu site. Muitos estão usando a pagina do plugin para demonstrar o desapontamento com o novo editor.

 

Avaliação Editor Gutenberg WordPress 5.0
– Avaliações negativas do Gutenberg

 

Dentre algumas reclamações dos usuários, posso destacar:

  • Incompatibilidade com diversos plugins e temas;
  • Lentidão no uso;
  • Site quebrado após atualização;
  • Falta de usabilidade.

E notável a raiva que os usuários estão tendo ao utilizar o novo editor Gutenberg. Mudanças como essas sempre podem trazer esse numero de ódio gratuito. Veja, já fazem anos que tínhamos o editor padrão do WordPress. Isso deixa os usuários extremamente frustrados quando eles tem que reaprender a utilizar a plataforma que ainda não esta otimizada.

A própria equipe do WordPress lançou um plugin para trazer de volta o editor clássico. Eles afirmam que o suporte do plugin vai durar ate 2021. Ou seja, teremos – talvez – três anos para nos adaptarmos ou buscar outras soluções.

 

Ainda é cedo para uma conclusão

Wordpress em desenvolvimento
– WordPress em desenvolvimento

 

Isso é fato, estamos apenas na primeira versão com o novo editor Gutenberg. Novas atualizações devem vir para corrigir os problemas que estão sendo relatados. Por isso, outros problemas podem nunca ser corrigidos, visto a mudanças no código e nas APIs. Os temas e plugins devem se atualizar para suportar a nova versão e isso pode demorar algum tempo.

Já existem plugins para incrementar a experiência com o novo editor Gutenberg. Os mais conhecidos até o momento são o Atomic Blocks e Stackable, que oferecem diversas ferramentas de customização. Eles tem o intuito de fornecer mais opções para o usuário utilizando o novo conceito de blocos focando na criação de paginas no WordPress.

Agora, só podemos observar como os usuários e o próprio WordPress vão se adaptar a esta mudança. Por um lado, o conceito demonstrado é interessante e traz um ar novo a plataforma. Por outro lado, os problemas não param de aparecer e pode demandar algum tempo até que os usuários se adaptem ao novo editor.

Ao meu ver, o novo editor Gutenberg tem grande potencial, o design é no mínimo interessante e pode abrir diversas possibilidades que antes necessitavam de um conhecimento mais avançado. Por este motivo a simplicidade tem se mostrado a chave de sucesso para diversas ferramentas disponíveis no mercado. Portanto, tudo ainda pode mudar com as novas atualizações. Correções e melhorias podem reverter a situação e se transformar em um excelente editor para os sites WordPress.